IEB participa de fórum de conflitos agrários e desenvolvimento


Iniciativa congrega academia e organizações da sociedade civil do Amapá

Nos dias 02 e 03 de dezembFACAPEro foi realizado em Macapá o segundo encontro do Fórum de Acompanhamento de Conflitos Agrários e Desenvolvimento do Amapá (Facade). O evento, realizado na Universidade Federal do Amapá (Unifap) enfatizou o planejamento estratégico do Fórum.

 

Os dois dias de trabalho definiram a missão, a visão, o objetivo estratégico e ações para o ano de 2018 do Facade. A moderação do planejamento ficou a cargo de uma equipe do Greenpeace.

Criado em 2012, durante o Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente, o FACADE congrega acadêmicos e organizações da sociedade civil do Amapá que atuam na geração de conhecimento e no combate aos conflitos agrários no Estado.

Plataforma

A coordenadora de projetos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Ruth Corrêa, participou do evento.  Em outubro de 2017 o IEB foi convidado a integrar o Fórum por conta da aproximação dos temas abordados com a Plataforma Socioambiental, construída pelo IEB, junto a integrantes de 27 organizações sociais do Amapá, e lançada no ano de 2016.

A plataforma reflete as questões e problemáticas socioambientais das comunidades amapaenses, em um cenário de extração dos recursos naturais em larga escala, ancorado em uma lógica produtiva que não aponta para a sustentabilidade e gera impactos socioambientais gravíssimos para a região, seus povos e comunidades tradicionais.

Para saber mais sobre o Facade

Acesse:  facade.com.br

Ouça: Programa Fala Amazônia, na Rádio Universitária UNIFAP 96.9 FM

Siga:  facebook.com/FalaAmazonia/

 

Texto: Ruth Corrêa/ Edição: Lucas Filho /Fotos: acervo IEB